VOLTAR

Equipe de saúde é feita refém por índios em aldeia em Porto Walter

G1 - http://g1.globo.com/
26 de Mar de 2013

Servidores foram liberados após negociação com a Funai.
Uma reunião foi marcada com os líderes indígenas para a próxima semana.

Uma enfermeira e um técnico de enfermagem que fazem parte do programa de saúde indígena no Alto Juruá, foram feitos reféns por três dias na aldeia Arara, localizada no município de Porto Walter (AC).

Os funcionários foram liberados no último domingo (24), depois que representantes da Funai se comprometeram em marcar uma reunião para a próxima semana, com os líderes da Aldeia e os representantes do Distrito de Saúde Indígena, que tem o polo base no município de Cruzeiro do Sul (AC).

Os índios reivindicam a demissão de um dos líderes, que trabalhava como chefe do polo de saúde indígena naquele município.

O representante da Funai no Vale do Juruá, Luiz Valdemir Silva de Souza disse que a entidade ficou sabendo da situação apenas no final de semana e procurou negociar com os indígenas para que os servidores fossem liberados.

Ele disse que a Funai não aprova esse tipo de atitude, mas afirmou que esta é a única forma encontrada para que as reivindicações sejam atendidas. "Esse é o único meio que os índios encontram para ter suas demandas atendidas, por causa das dificuldades que eles têm de entender a língua portuguesa, falada pelos brancos", diz.

O coordenador do Distrito de Saúde Indígena do Alto Juruá, Eric Daniel falou por telefone ao G1, e disse que a reivindicação dos indígenas Arara de Porto Walter (AC) não depende dele, e que a prisão dos servidores foi uma surpresa para o Distrito.

Daniel disse ainda que ficou sabendo do caso porque os servidores ligaram para o Distrito informando que os índios tinham proibido a equipe de saúde sair da aldeia.

De acordo com o chefe do Distrito, o cargo que era ocupado por um dos líderes do povo Arara foi extinto porque a Secretaria de Saúde Indígena no Acre cancelou os convênios que tinham com as prefeituras, com o argumento de que os recursos destinados à saúde indígena estavam sendo usados de forma incorreta.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/equipe-de-saude-e-feita-ref…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.