VOLTAR

Equipe da Funai embarca hoje para reserva indígena em Rondônia

O Globo-Rio de Janeiro-RJ
Autor: Rodrigo Rangel
14 de Abr de 2004

Uma equipe da Funai embarca ainda nesta quarta-feira para a reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, para tentar segurar os índios nas aldeias e evitar que encontrem com os garimpeiros que teriam entrado na reserva atrás de colegas mortos. Segundo a Funai, garimpeiros disseram à Polícia Federal que estariam armados até com granadas e ameaçaram "queimar" os índios que encontrarem. A PF está tentando convencer os garimpeiros a voltarem para a cidade, deixando que os policiais façam o resgate dos corpos.

Como o helicóptero da PF sofreu uma pane no fim de semana, outro helicóptero foi alugado hoje em Porto Velho e chega no fim da tarde à área onde houve o conflito levando agentes federais. A missão dos policiais é evitar atritos e tentar resgatar os corpos dos garimpeiros. Uma grande operação está sendo montada para retirada dos garimpeiros da reserva nos próximos dias e até as Forças Armadas devem participar. O objetivo da operação é retirar todos os garimpeiros da região, incluindo os que trabalham para os índios nas jazidas de diamante.

Perigo de novo conflito em Rondônia

Garimpeiros armados buscam colegas desaparecidos em reserva indígena. Eles dizem ter achado mais 14 corpos de vítimas do confronto da semana passada. No domingo, outros três já tinham sido localizados

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.