VOLTAR

Equador mostra vontade política para salvar Yasuni

O Eco - http://oecoamazonia.com
Autor: Ricardo Tello
04 de Ago de 2010

O passo dado pelo governo de Rafael Correa na questão da não-exploração petrolífera na reserva Yasuni, devolveu confiança aos grupos ambientais no Equador.

No Ministério das Relações Exteriores e com a presença do vice-presidente Lenin Moreno, o governo assinou na manhã de terça-feira (03/08) uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para a criação do ITT Yasuni Trust, um instrumento financeiro que receberá contribuições dos países, organizações e cidadões que aderirem à iniciativa de não explorar os 846 milhões de barris de petróleo estão dentro do Parque Nacional Yasuní, um dos maiores reservatórios de biodiversidade do Planeta.

O parque foi criada em 1979, reconhecida como Reserva da Biosfera em 1989 e ocupa 982 mil hectares na bacia do rio Napo, oeste da Amazônia, no Equador.

O projeto para evitar a extração do petróleo no subsolo com o objetivo de evitar a contaminação da área, enfrentou uma pausa forçada pela crise que eclodiu no ano passado, quando o presidente Correa recusou a proposta para que os recursos sejam liberados em troca da não-operação.

Na cerimônia de assinatura do fundo além do vice presidente, estavam presentes a administradora do PNUD, Rebeca Grynspan, a ministra do Patrimônio, María Fernanda Espinosa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, do Comércio e Integração, Ricardo Patiño. A ausência notável foi do presidente Correa.

O projeto, a ser consolidado, evitará a emissão de 470 milhões de toneladas de dióxido de carbono e já existem bons indicadores do seu sucesso: a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália e Noruega já anunciaram o seu apoio. O objetivo final é receber 3.6 milhões de euros a título de indenização.

"Estamos assinando o nascimento real da iniciativa Yasuní-ITT, é o primeiro marco e o primeiro grande passo", disse a ministra Espinosa. De sua parte, Grynspan salientou "o caráter inovador, ousado e vanguardista do Equador na contribuição para a humanidade, para mostrar um caminho de desenvolvimento diferente para o mundo, melhorar o bem-estar dos seus cidadãos e também em estar ciente das mudanças climáticas. "

Os recursos arrecadados serão investidos em cinco áreas: investimento em ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável, luta contra a pobreza nas áreas adjacentes ao Parque Nacional Yasuní, mudança da matriz energética, entre outros. Na próxima semana o governo vai começar a promover o fundo na Feira de Xangai na China.

O Yasuni tem 2.274 espécies de árvores e arbustos: em um hectare pode conter até 655 espécies, ultrapassando o total de espécies arbóreas nativas nos Estados Unidos e Canadá. Foram relatados 593 espécies de aves, 80 espécies de morcegos, 150 de anfíbios e 121 répteis e mais de 4.000 espécies de plantas vasculares por 1.000.000 hectares.O número de insetos, estimado em 100 mil espécies por hectare, é a maior do planeta.

http://oecoamazonia.com/br/reportagens/equador/53-equador-mostra-vontad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.