VOLTAR

Entidades latino-americanas pedem à OEA ações de proteção às abelhas

Rede Brasil Atual - https://www.redebrasilatual.com.br/
Autor: Por Cida de Oliveira, da RBA
21 de jun de 2020

As 219 entidades querem que a Organização recomende medidas urgentes em relação aos agrotóxicos envolvidos na morte de colmeias

São Paulo - Entidades ligadas à defesa do meio ambiente, saúde, direito, agroecologia, reforma agrária e até associações zen-budistas de praticamente todos os países latino-americanos querem que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos adote medidas efetivas em defesa das abelhas.

Entre elas, recomendar aos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) que declarem as abelhas como Patrimônio Natural Nacional pelo fato de a "polinização" ser essencial na preservação da diversidade biológica e, consequentemente, na garantia do direito humano à alimentação adequada.

E também que, em cada país, sejam adotadas medidas urgentes de precaução em relação aos agrotóxicos de ação sistêmica, com a imediata revisão das indicações de uso dos princípios ativos e dos próprios produtos formulados de substâncias que, conforme evidências científicas, tenham impacto sobre a saúde e o comportamento das abelhas. O objetivo é a proibição definitiva desses produtos.

E como não podia deixar de ser, as organizações pedem a recomendação para a proibição da liberação no ambiente de agrotóxicos que comprovadamente causem a morte das colmeias. Trata-se de inseticidas da classe dos neonicotinoides e à base de fipronil, e dos herbicidas que têm glifosato na sua formulação.

Em documento enviado à Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), os ativistas pedem também a recomendação para ações concretas para promoção da biodiversidade e proteção dos habitats favoráveis às abelhas e toda a fauna polinizadora. Para subsidiar o trabalho dos integrantes da relatoria, o documento em forma de livro reúne 201 estudos indexados nos principais periódicos científicos do mundo, organizados conforme as substâncias.

Abejas & Agrotóxicos

https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2020/06/entidades-latino-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.