VOLTAR

Entidades enviam carta a Lula sobre riscos envolvendo índios isolados em RO

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=340119
07 de jan de 2010

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) publicou ontem (6) um abaixo-assinado endereçado ao presidente Lula, produzido por organizações de defesa dos índios, alertando sobre a crítica situação dos índios isolados que vivem hoje no Estado de Rondônia.

Índios isolados são grupos indígenas que evitam ou nunca tiveram contato com não-índios, e, portanto, não devem ser contatados, a não ser que estejam sob risco.

"Manifestamos aqui nosso clamor e profunda preocupação quanto às críticas condições de sobrevivência dos povos indígenas em isolamento voluntário e recentemente contatados no Brasil, em especial àqueles remanescentes no Estado de Rondônia, Amazônia Brasileira", diz o abaixo-assinado.

O documento cita o caso do "índio do buraco", o último remanescente de um povo isolado que recentemente sofreu um atentado à bala por pistoleiros, apesar de protegido legalmente pela interdição federal da Terra Indígena Tanarú. O texto também menciona os índios ameaçados pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira.

"Há registros do povo isolado conhecido por Jururei há menos de 5 km do trecho de pavimentação previsto da BR 429, e relatórios internos da Funai [Fundação Nacional do Índio] indicam pelo menos cinco grupos de índios isolados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.