VOLTAR

Entidades discutem a criação de Reserva em Pernambuco

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
07 de Mai de 2014

O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, recebeu na tarde desta quarta-feira (07) o deputado Pedro Eugênio (PT/PE) e representantes de entidades e movimentos sociais do estado para tratar do andamento da proposta de criação da Reserva Extrativista (RESEX) de Sirinhaém, nos municípios de Ipojuca e Sirinhaém (PE).

Se for criada, a RESEX Ilhas de Sirinhaém irá preservar uma área do bioma marinho/costeiro do estado de Pernambuco e protegerá os meios de vida e garantir a utilização e conservação dos recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista local, formada por pescadores artesanais das comunidades de Ipojuca e Sirinhaém, além das demais comunidades incidentes na área de sua abrangência.

"O processo para criação da RESEX se encontra no ICMBio, porém até o momento não recebemos formalmente um posicionamento do governo estadual e essa é uma etapa importante em um processo de criação de unidades de conservação", frisou Vizentin aos participantes da reunião.

Segundo o presidente é preciso promover o engajamento local em torno da questão. As forças são muito mais convergentes do que divergentes a esta proposta de criação, destacou Vizentin. As entidades ficaram de reforçar no âmbito estadual a relevância da criação da reserva tanto técnica quanto politicamente.

Estiveram presentes, José Plácido Junior, Josias Clementino de Jesus, Sinésio Araujo, representantes da OXFAM Brasil, a Ouvidoria Agrária Nacional Gercino Filho, representantes do MST, e demais organizações da Via Campesina Brasil, da CPT Nacional e CNBB.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4794-enti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.