VOLTAR

Entidades de agricultores temem conflitos

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: Leandro Freitas
11 de Nov de 2005

Famílias moravam em outras áreas indígenas e foram morar no novo local
A Central dos Assentados de Roraima (CAR), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associação dos Produtores Rurais do Norte de Roraima temem conflitos entre pequenos agricultores e índios. Na manhã de ontem os representantes dessas entidades estiveram no local para conversar com as famílias que estão na reserva legal do PA Nova Amazônia.
Segundo o presidente da CAR, Antônio Ailton da Silva, os índios estão ocupando uma área que não é devida e isso pode resultar em confrontos, uma vez que os assentados não aceitam o fato, já que a área foi instituída pelo Incra. "Lá é área de reserva legal. Essa ocupação abre um precedente danoso, ou seja, qualquer área de reserva legal nos assentamentos poderá ser ocupada, partindo do princípio da gleba Truaru", afirmou.
A mesma opinião mantém o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Norte de Roraima, Ricardo José Ferreira de Brito. Ele é enfático ao afirmar que os índios não devem estar no local e que essa situação deve ser solucionada de imediato.
Ele afirmou que a denúncia já fora feita ao Incra e ao Ministério Público Federal (MPF), mas até o momento nada foi feito por parte das autoridades competentes. Disse que a situação tem que ser resolvida de forma pacífica.
O coordenador da CPT, Ralf Weissenstein, disse que a invasão seria legítima se os índios tivessem ocupado a área quando se tratava de uma propriedade privada, mas não no momento em que se tornou um projeto de assentamento. (L.F.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.