VOLTAR

Entidade de Roraima pede à ONU proteção para indígenas

FSP, Brasil, p. A10
Autor: José Eduardo Rondon
19 de Jan de 2008

Entidade de Roraima pede à ONU proteção para indígenas

José Eduardo Rondon
Da Agência Folha

O CIR (Conselho Indígena de Roraima) encaminhou à ONU (Organização das Nações Unidas) pedido de proteção à vida de lideranças indígenas da reserva Raposa/ Serra do Sol, área de 1,7 milhão de hectares no Estado.
O documento encaminhado pela ONG ao Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU pede que "sejam adotadas medidas específicas para proteger a integridade das comunidades indígenas da Raposa/Serra do Sol e o seu direito à terra".
A principal queixa do CIR é que o governo federal ainda não concluiu o processo de homologação da terra, retirando a população não-índia.
Em abril de 2005, o presidente Lula assinou o decreto homologatório da Raposa/ Serra do Sol, destinando exclusivamente aos 15 mil índios que vivem no local a posse e o uso da terra. O governo de Roraima e os arrozeiros são contra o decreto.
O coordenador do CIR, Dionito de Souza, disse que a demora do governo para retirar os não-índios fez com que os ânimos se acirrassem: "Nossa paciência está chegando ao limite, já temos pontos de fiscalização dentro da terra indígena para evitar que invasores transitem".

FSP, 19/01/2008, Brasil, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.