VOLTAR

Enterrados os índios mortos em emboscada

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ e Agência Folha-São Paulo-SP
10 de Fev de 2003

Foram enterrados ontem, no santuário de pedra D'água, os corpos dos índios da tribo xucuru José Admilson Barbosado, 19 anos, e Josenilson José dos Santos, 25, assassinados na última sexta-feira durante uma emboscada na PE-219, próximo ao município de Pesqueira, em Pernambuco. O alvo era o cacique Marcos Luídson de Araújo, 24, que conseguiu escapar com ferimentos leves.
O superintendente da Polícia Federal no Estado, Wilson Damásio, informou que a primeira fase das investigações já foi concluída com a prisão de José Luís Almeida de Carvalho, um dos autores dos disparos. O outro suspeito, Louro Frazão, continua foragido. Uma equipe de policiais federais continua na reserva indígena fazendo a segurança do cacique Araújo e de sua família.

Depois da visita de ontem do secretário nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda e do presidente da Funai, Eduardo Almeida, à área do conflito, melhorou o clima de tensão entre as duas facções dos índios xucurus, que brigam pela posse das terras de 27,5 mil hectares da reserva.

O cacique Marquinhos, filho do cacique Chicão, assassinado em 1998, disse que denunciará na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos, no próximo dia 26, as ameaças de morte que vem sofrendo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.