VOLTAR

Engenheiro é sequestrado e mantido refém por índios em aldeia que cobram finalização de obra

Cenário MT https://www.cenariomt.com.br/
24 de Fev de 2018

O engenheiro Jean Carlos de Ávila, de 26 anos, servidor da Prefeitura Municipal de Paranatinga (a 387 km de Cuiabá), foi sequestrado e está sendo mantido refém por indígenas da etnia Bakaíri, que cobram a conclusão da obra de uma escola na aldeia, iniciada em 2014.

Os indígenas disseram que só irão liberar o engenheiro após uma visita do prefeito Josimar Marques Barbosa (PMDB). A Prefeitura de Paranatinga afirmou que a situação está sendo resolvida com diálogo e que em nenhum momento houve violência por parte dos indígenas.

De acordo com a gerência de comunicação da Prefeitura, a obra da escola Escola Indígena Otavio Kurewe foi iniciada em 2014 na aldeia com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal.

No entanto várias irregularidades na obra foram identificadas durante a gestão passada e a construção foi embargada. No total, na última gestão foram feitos seis aditivos de prazo.

Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Paranatinga resolveu retomar a obra. Nesta quinta-feira (22) o engenheiro Jean Carlos de Ávila foi enviado à aldeia para averiguar a situação e fazer um levantamento sobre a construção da escola.

No entanto ao chegar, de acordo com a Prefeitura, os índios já cansados de esperar acabaram sequestrando o engenheiro, dizendo que só seria solto após uma visita do prefeito à aldeia.

A Prefeitura reforçou que em nenhum momento houve maus tratos por parte dos indígenas e o engenheiro passa bem. Uma equipe composta por dois vereadores, dois secretários, o prefeito Josimar Marques Barbosa, a promotora de Justiça Solange Linhares e o empreiteiro que estará responsável pelas obras foram enviados à aldeia.

No local deve ser firmado um termo de compromisso entre a atual gestão e os indígenas sobre a conclusão da escola. Após o diálogo todos devem retornar em segurança.

https://www.cenariomt.com.br/2018/02/24/%e2%80%8bengenheiro-e-sequestra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.