VOLTAR

Enfermeira da Core/RS apresenta trabalho contra desnutrição indígena no Equador

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=211
17 de Mar de 2010

A enfermeira, Eliane Sparremberger, da Coordenação Regional da Funasa no Rio Grande do Sul (Core/RS), embarcou ontem (16) para o Equador, onde participará de um intercâmbio profissional de dez dias, a convite do Ministério da Saúde equatoriano. Eliane apresentará aos equatorianos um relato do trabalho "Ações contra desnutrição infantil e anemia no Polo-Base Viamão/RS", desenvolvido com crianças da etnia Guarani. O intercâmbio faz parte da premiação aos vencedores da 1ª. Mostra Nacional de Saúde Indígena, realizada em Brasília em 2006.

Classificado em primeiro lugar na sua categoria (atenção integral à saúde / pacto pela vida), o trabalho teve como autoras, além de Eliane Sparremberger, a médica, Roselaine Murlik; a técnica de enfermagem, Cleonice Gomes da Silva; e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo-Base. Na época, a experiência foi importante porque desenvolveu atividades contra a desnutrição e anemia quando ainda não existia o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) Indígena nas aldeias gaúchas.

Na oportunidade, os profissionais de saúde equatorianos conhecerão as ações implementadas em 13 aldeias guarani de oito municípios, entre 2004 e 2006, tais como: seminários, capacitação e conscientização da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), oficinas nas aldeias, mutirões para avaliação antropométrica das crianças, aplicação de questionários de hábitos alimentares, avaliação de hemoglobina nas crianças, gestantes e puérperas, diálogos com lideranças, entre outras.

"A nossa experiência mostrou que o trabalho coletivo com o grupo interdisciplinar, o respeito ao entendimento da comunidade e a perseverança, tornam possível a intervenção na situação de saúde dessas crianças", diz Eliane Sparremberger.

Também vão participar do intercâmbio em Quito, capital do Equador, mais cinco profissionais da Funasa, que apresentarão outros trabalhos premiados na 1ª. Mostra Nacional de Saúde Indígena.

São eles: Sílvio Ortiz e Nelson Olazar, do Dsei Mato Grosso do Sul; Adyler Duarte Diab e Sandra Nunes Correia, do Dsei Minas Gerais / Espírito Santo; e Vânia Alves Viana, do Desai Brasília. Os equatorianos, por sua vez, mostrarão seus métodos de trabalho em oficinas e trabalhos de campo, inclusive com visitas a locais sagrados e cerimônias rituais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.