VOLTAR

Energia

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: BERTELLI, Luiz Gonzaga
02 de Set de 2010

Energia

Não procede a afirmativa de que as "térmicas a biomassa são relativamente caras" ("Não há uma fonte de energia ideal; todas têm prós e contras", Mercado, ontem).
Com efeito, todas as 434 indústrias de açúcar e etanol do país já são autossuficientes em energia, graças ao bagaço da cana, e cem delas já vendem o excedente energético para o sistema integrado nacional (cerca de 2% de toda a energia consumida no Brasil).
Não obstante, existe uma reserva gigantesca de energia nos canaviais ainda não aproveitada (em torno de 14 mil megawatts), com o aproveitamento do bagaço, o equivalente a três Belo Monte, no rio Xingu.
O Brasil necessitará de mais sete usinas de Belo Monte a fim de atender à demanda de energia até o ano de 2020.
Faltam-nos a aprovação de política governamental e financiamento do BNDES visando o aperfeiçoamento das antigas caldeiras das indústrias sucroalcooleiras de baixa pressão, que empregam muito bagaço na produção de energia. Ademais, as térmicas que usam bagaço trazem menos impacto ambiental.

Luiz Gonzaga Bertelli, diretor e conselheiro da Fiesp (São Paulo, SP)

FSP, 02/09/2010, Painel do Leitor, p. A3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0209201009.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.