VOLTAR

Encontro vai identificar demandas e estabelecer agenda para agricultura familiar em Água Boa (MT)

ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
21 de Nov de 2005

Evento reúnde mais de 70 representantes de trabalhadores rurais, associações e sindicatos, organizações não-governamentais e governamentais que trabalham com assistência técnica rural. Encontro faz parte da campanha 'Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo de proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso.

Entre hoje e amanhã, 21 e 22 de novembro, acontece em Água Boa (MT), cerca de 700 quilômetros a nordeste de Cuiabá, um encontro que pretende identificar as principais demandas da agricultura familiar na Bacia do Xingu no Mato Grosso e estabelecer uma agenda de compromissos entre organizações do setor e governo federal. O evento faz parte do esforço empreendido pela campanha 'Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo de proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso, e também servirá para divulgar e atualizar as informações sobre a mobilização.

O encontro conta com a presença de mais de 70 representantes de trabalhadores rurais, associações, sindicatos, organizações não-governamentais e governamentais que trabalham com assistência técnica rural. O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, estará presente no segundo dia das atividades, que ocorrem no Centro Universitário de Água Boa (Rua 01). Também participam do evento o prefeito do município, Maurício Cardoso Tonha (PPS), técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Hoje, segunda-feira, estão sendo apresentados os resultados preliminares de um diagnóstico econômico e socioambiental sobre a situação dos 28 assentamentos existentes na região. O estudo está sendo realizado pelo MDA e também foi articulado pelas organizações que compõem a campanha 'Y Ikatu Xingu. De posse das informações, grupos temáticos irão debater ações para a recuperação ambiental, instalação de infra-estrutura necessária, assistência técnica e regularização fundiária. No segundo dia, representantes do governo federal devem apresentar os programas e as oportunidades que existem para atender aos agricultores familiares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.