VOLTAR

Encontro reúne rezadores indígenas do Cone Sul, em Amambai

Midiamax
29 de Fev de 2008

A administradora da Funai no Cone Sul, Margarida Nicoletti, abre logo mais às 18 horas, o Encontro de Rezadores, também denominado de Nhanderú, que acontece na Aldeia Limão Verde, no município de Amambaí. O encontro que reúne rezadores de todo o Cone Sul vai tratar de assuntos relacionados à questão da entradas das igrejas evangélicas nas áreas indígenas, a utilização de plantas medicinais e a cura através da reza, além da questão fundiária.

O Encontro de Rezadores está sendo incentivado pela Funai, como uma das maneiras manterem a cultura tradicional. O evento vai até domingo e conta com a participação de rezadores de diversas áreas indígenas da região. Na semana passada foi inaugurada na Terra Indígena de Panambizinho (Borboleta Pequena), município de Dourados, a primeira Casa de Reza da comunidade.

A cerimônia de Nhemongaraí ou batismo da Oga Potyi Gueguairisy, contou com a presença do diretor de Assistência e vice-presidente da Funai, Aloysio Guapindaia, do procurador Chefe da Funai, Antonio Marcos Salmeirão, e da administradora executiva regional do Cone Sul, Margarida Nicoletti.

A terra Indígena de Panambizinho tem 1.272 hectares e é um marco de resistência a ocupação ocorrida em terras indígenas depois da Guerra do Paraguai. A homologação da área ocorreu em 2004, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.