VOLTAR

Encontro reúne políticos indígenas no Acre

G1 -http://g1.globo.com/
Autor: Yuri Marcel
20 de Fev de 2013

I Encontro de Vereadores Indígenas do Acre discute políticas para etnias.
Indígenas pretendem lançar candidatos a vagas aos Legislativos Estadual e Federal.

Lideranças indígenas de 14 etnias estão reunidos desde terça-feira (19) no auditório da Assembleia Legislativa do Acre, em Rio Branco, para o I Encontro de Vereadores e Vice-prefeitos Indígenas do estado. O evento tem como mote a unificação desses povos e a discussão de políticas que os envolvam. No Acre, há vereadores índígenas nos municípios de Feijó, Mâncio Lima, Santa Rosa do Purus, Jordão e Tarauacá e um vice-prefeito, Valdemar Kaxinawá, de Santa Rosa.

No encontro que segue até quinta-feira (21) as lideranças pretendem ainda discutir a indicação de um representante indígena para concorrer a uma vaga ao legislativo estadual. Elas devem decidir se um representante será eleito para concorrer a uma vaga na Câmara de Deputados ou se apoiarão algum outro candidato que defenda os interesses das tribos.

Exercendo o primeiro mandato como vereador do município de Feijó, Décio Hunikuî, apoia que os indígenas tenham uma postura política unificada. Eleito pelo PSDB ele diz que mesmo que o candidato escolhido para representar as etnias seja de um partido que faz oposição ao dele, terá seu apoio.

"Estamos retomando a discussão do movimento indígena e avaliando a atuação da assessoria indígena dentro do estado. Depois vamos entrar na discussão político-partidária, mas o candidato tem meu apoio mesmo se for de partido de oposição" ressalta.

Debate

Durante o encontro os participantes puderam discutir temas como a política indigenista do Governo. Em especial matérias polêmicas como a portaria 303 da Advocacia-Geral da União (AGU) que restringe o uso das terras indígenas e a Proposta de Emenda Constitucional 215 que modifica a regulamentação dessas terras.

"Acredito que é muito importante um encontro como esse para entendermos os perigos que corremos por causa dessas leis", disse a representante de mulheres da tribo Shananawá, Letícia Shananawá.

Ao final do encontro será elaborado um documento com as políticas indígenas até 2014.

O encontro é uma iniciativa da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore). Coordenadora da entidade, Letícia Yawanawá, explica que o objetivo do encontro é discutir a unificação dos indígenas, especialmente aqueles que são detentores de cargos públicos, como vereadores e os vice-prefeitos.

"Queremos unificar os parentes e dialogar com os parlamentares estaduais e o governador sobre as políticas públicas para os índios. Tudo que se refere aos índios tem que ser levado ao conhecimento e discutido por eles", explica.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/02/encontro-reune-politicos-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.