VOLTAR

Encontro nacional de povos e organizações indígenas do Brasil

Cimi-Brasília-DF (informe 559)
16 de Abr de 2003

De 25 a 30 de abril vai ocorrer em Brasília o Encontro Nacional de Povos e Organizações Indígenas do Brasil, promovido pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Comissão Indígena Pós-Conferência 2000.

Durante seis dias, cerca de 110 lideranças de povos de todo o país estarão reunidas na capital para discutir, entre outros temas, política indigenista do governo Lula; Conselho de Política Indigenista; Estatuto dos Povos Indígenas: estratégias para o Congresso Nacional, consensos, proposta dos povos indígenas; avaliação e planejamento do movimento indígena do Brasil e sua articulação continental e mundial: articulação nacional; Parlamento Indígena e planejamento de uma Assembléia Indígena Nacional.

Participarão dos debates representantes de ministérios, organizações indigenistas e indígenas e parlamentares. Nos dias 29 e 30 a mobilização será junto aos Ministérios e Congresso Nacional para a entrega do documento final. Estão sendo articuladas audiências com ministros, deputados e senadores para que recebam as lideranças, bem como, com o presidente Lula. O objetivo destas audiências, além da entrega do documento final, é cobrar dos representantes do governo ações urgentes para questões como demarcação, homologação, Estatuto dos Povos Indígenas entre outros.

No dia 30, os familiares de lideranças indígenas assassinadas este ano estarão reunidos na praça Galdino (704 sul) para uma manifestação pela paz e contra a violência.

Sessão Solene

No dia 24, às 9:30, no Plenário da Câmara dos Deputados, vai acontecer uma Sessão Solene em homenagem aos povos indígenas. A iniciativa foi dos deputados Perpétua Almeida (PC do B -AC), Eduardo Valverde (PT-RO) e Janete Capiberibe (PSB-AP). Estarão presentes representantes de entidades indígenas e indígenistas, dentre elas, o Cimi, Coiab, Apoinme e Comissão Pós-Conferência. Às 11:30, no Salão Verde da Câmara, em ato público, será feito o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos indígenas

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.