VOLTAR

Encontro em Caucaia reúne povos indígenas

O Povo-Fortaleza-CE
15 de Jan de 2004

A Comunidade do Trilho, nas terras da Tribo Tapeba, em Caucaia, será sede da IX Assembléia Estadual dos Povos Indígenas no Ceará, que começa hoje e se encerra no próximo dia 20. Foram convidados para o encontro 179 representantes de 15 diferentes tribos indígenas cearenses. Juntamente com autoridades, ambientalistas e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os índios deverão discutir as condições das comunidades, suas conquistas, melhorias na espiritualidade, saúde, educação e a luta pela terra.

De acordo com Célia Maria Leite, presidente do Centro Cultural da Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social - entidade organizadora do evento -, um dos pontos a serem levantados na assembléia será a necessidade da construção de casas de ofícios dentro das tribos, como uma alternativa para se resgatar a cultura de cada povo. Elas serão em forma de galpão, onde serão ministrados cursos de culinária, língua, danças, ritos religiosos e ofícios, no sentido de repassar as tradições dos mais velhos para os mais novos.

Mas Célia Leite ressaltou que para a implementação de tal projeto, será preciso conscientizar o poder público para, ao lado das Organizações Não-Governamentais (ONGs), ajudarem na arrecadação de recursos para construir os galpões. ''Infelizmente, atualmente, as tribos não têm como se sustentar. Também não são dadas a elas as oportunidades para serem auto-suficientes. Existe um grande desinteresse em relação às causas indígenas'', afirmou.

Também durante a assembléia será lançada a campanha ''Adote uma Árvore Frutífera no seu Quintal''. Segundo Célia leite, o público-alvo serão as próprias tribos como as famílias do Interior.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.