VOLTAR

Encontro discute educação indígena no Pará

Site da Funai-Brasília-DF
20 de Dez de 2004

Foi realizado de 16 a 19 de dezembro, na sede da Fundação Nacional do Índio, em Belém (PA), o segundo Encontro de professores indígenas, com o objetivo de discutir a formação de um grupo de trabalho que estudará novas formas de acessos dos indígenas, à Universidade Federal do Pará (UFPA). A formação do grupo de estudos já vem sendo discutida dentro da universidade, mas de acordo com o indigenista Juscelino Bessa, da Funai/Belém, o grupo será formado somente no início do ano que vem, em data a ser definida.

Serão decididas, por meio de pesquisas, recursos que favoreçam o ingresso de índios no ensino superior gratuito do Estado. Universidades Federais de várias partes do país já contam com sistemas de cotas para índios.

Participaram do encontro representantes da UFPA, da Secretaria de Educação e Justiça do estado, técnicos da Funai e representantes indígenas de várias regiões do estado do Pará como Munduruku, Gavião e Wai-Wai, entre outros.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.