VOLTAR

Encontro discute direitos dos povos indígenas

Jornal do Dia-Macapá-AP e Folha de S. Paulo-São Paulo-SP
10 de Dez de 2002

Garantia de autonomia e respeito aos direitos dos povos indígenas das Américas é o tema que está sendo discutido por lideranças de 60 etnias na 'Pré-Bienal dos Povos Indígenas das Américas'', realizada no auditório do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Brasil.
A coordenadora do evento, Laís Aderne, disse que o encontro é uma preparação para a primeira Bienal dos Povos Indígenas das Américas prevista para setembro de 2003, em Brasília.
A Pré-Bienal faz parte do Fórum de Direitos Humanos dos Povos Indígenas. De acordo com a coordenadora, o fórum tem como objetivo elaborar documentos sobre as questões indígenas como demarcação de terras indígenas, estatuto do índio, construção de hidrelétricas e rodovias em terras indígenas e preservação cultural. O documento final será entregue ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro termina no próximo dia 12.

Amazônia
Representantes de organizações indígenas da Amazônia iniciaram hoje a elaboração inédita de um termo de convivência como o Exército Brasileiro para impedir conflitos entre índios e militares nas reservas onde estão situados os Pelotões Especiais de Fronteira. Há dois anos, os índios se colocam contrários as construções de PEFs sob o argumento de que a convivência entre militares indígenas ocasiona problemas sociais e culturais nas aldeias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.