VOLTAR

Encontro de saberes indígenas na escola recebe pesquisadores Yanomami e Ye'kwana na FaE

UFMG- https://www.ufmg.br
02 de Ago de 2016

O encontro Saberes Indígenas na Escola, que será realizado na Faculdade de Educação (FaE), na próxima terça-feira, 9, terá participação de pesquisadores indígenas Yanomami e Ye'kwana. A ação é parte do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi), do Ministério da Educação.

O Saberes Indígenas na Escola Yanomami (SIEY) é iniciativa conjunta do povo yanomami e seus parceiros com a FaE, que busca fortalecer as línguas yanomami e a circulação da escrita nas aldeias, por meio de publicações destinadas à formação de novos leitores e à valorização dos conhecimentos da etnia.

Educação indígena

A Faculdade de Educação da UFMG atua na formação de professores indígenas desde 1995. Desenvolve atividades em parceria com os povos indígenas e organizações governamentais e não governamentais nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, por meio do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), do Observatório da Educação Escolar Indígena (OEEI) e do Programa de Extensão em Educação Indígena.

Os projetos e programas são construídos e desenvolvidos em regime de colaboração e de gestão compartilhada com as comunidades e povos indígenas, visando a sua autonomia e à sustentabilidade socioambiental e cultural.

Programação

9h30
Apresentação das pesquisas e publicações em processo
Comentários: Maurício Ye'kwana (vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami)

15h
Apresentação das pesquisas, das publicações e do Livro de Alfabetização Sanöma Saöka Wi I Tã Waheta

17h
Lançamento dos livros Ana amapö Cogumelos e Salaka pö Peixes, crustáceos e moluscos, frutos de parceria do Instituto Socioambiental (ISA) com a Hutukara Associação Yanomami, com participação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

https://www.ufmg.br/online/arquivos/044629.shtml

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.