VOLTAR

Encontro de gerações define lançamento de Banco de Sementes Quilombola do Vale do Ribeira

ISA - http://www.socioambiental.org
Autor: Alexandre Kishimoto
05 de Ago de 2015

O banco de variedades de sementes tradicionais será inaugurado na Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais, em 22 de agosto, em Eldorado (SP)

A decisão aconteceu durante a terceira edição do "Encontro de gerações das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: Troca de conhecimento sobre manejo, plantio e variedades agrícolas", realizada nos dias 23 e 24 de julho no município de Eldorado (SP). Participaram do evento 30 representantes dos quilombos dos municípios paulistas de Iporanga (Pilões, Maria Rosa, Piririca e Porto Velho), Itaóca (Cangume), Eldorado (Galvão, São Pedro, Ivaporunduva, Sapatu, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, Abobral Margem Esquerda e André Lopes) e Iguape (Morro Seco).

De abril a maio deste ano as comunidades quilombolas, participantes do processo de criação do banco de sementes, iniciaram o levantamento e a identificação das variedades tradicionais de milho, arroz, feijão e mandioca que ainda são cultivadas. O levantamento foi feito em cada comunidade por meio de questionários aplicados por jovens quilombolas junto aos agricultores mais experientes.

Neste encontro, Pedro Jovchelevich, técnico da Associação Brasileira de Biodinâmica (ABD) que assessora a equipe do Instituto Socioambiental, apresentou informações levantadas até o momento: 97 questionários foram aplicados em 11 comunidades, mapeando dez variedades de milho, oito de feijão, oito de arroz e 14 variedades de mandioca atualmente cultivadas. Do total de 40 variedades levantadas, 15 apresentam maior risco de perda.

O diagnóstico das variedades com maior risco de perda, isto é, que são cultivadas por um número menor de agricultores e, em muitos casos, também em poucas comunidades, tem ajudado a nortear os primeiros passos da formação do banco de sementes quilombolas. As primeiras contribuições das comunidades constituíram-se de sementes de duas variedades de milho, quatro de feijão e seis de arroz. Destacam-se as sementes do feijão Rosinha e das variedades de arroz Taporana e Amarelão Branco, listadas entre as que apresentam maior risco de perda nas

A inauguração do banco de sementes quilombolas ocorrerá no dia 22 de agosto, data em que será realizada a VIII Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira na cidade de Eldorado. Serão apresentadas as sementes que formarão o acervo do banco, formado a partir da contribuição de todas as comunidades participantes do processo.

O "Encontro de gerações nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira" e a "Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira" são ações do projeto Sistema Agrícola Quilombola: soberania alimentar, cultura e geração de renda, realizado pelo ISA em 18 quilombos do Vale do Ribeira, com o patrocínio da Petrobrás.

Confira as fotos a seguir:
http://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/style…
http://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/style…
http://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/style…

http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/encontro-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.