VOLTAR

Encontro de Agroecologia começa em Juazeiro com um olhar no futuro

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Leticia Verdi
15 de Mai de 2014

O III Encontro Nacional de Agroecologia, com o lema "Cuidar da terra, alimentar a saúde e cultivar o futuro", começa nesta sexta-feira (16/05) em Juazeiro (BA) e segue até segunda, dia 19. Aproximadamente 2 mil pessoas, sendo 70% delas agricultores, se encontram na cidade para seminários, debates e atividades culturais sobre o tema. O encontro ocorre no Ano Internacional da Agricultura Familiar e no Ano do Brasil Orgânico Sustentável.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoia a iniciativa, promovida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). De acordo com a diretora de Extrativismo do MMA, Larisa Gaivizo, o encontro reflete a importância da política nacional de agroecologia. "Apresentaremos, no seminário sobre sociobiodiversidade, experiências exitosas como a da Unidade de Conservação do Médio Juruá, na Amazônia, relatada pelo próprio extrativista Manoel Cunha", conta. O MMA apresentará à sociedade civil o edital Ecoforte, que destina R$ 7 milhões para extrativistas por meio do Fundo Amazônia.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento pretende ajudar a responder à pergunta: "Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?". Haverá feira com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país, palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, além um show na noite de sábado. Estão em pauta temas como o acesso universal e livre às sementes em contraposição aos transgênicos; agrotóxicos, contaminação e saúde; reforma agrária e direitos territoriais; acesso a mercados locais e institucionais; agricultura nas cidades e ainda os direitos das mulheres e à comunicação.

Ao final do evento será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroeocológico. O evento acontece na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf).

http://www.mma.gov.br/informma/item/10131-encontro-de-agroecologia-come…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.