VOLTAR

Encontro das Aldeias Guaranis acontece em Ubatuba

Portal R3 - http://www.portalr3.com.br
06 de Set de 2013

A FundArt apoiará junto com as Secretarias de Turismo, da Educação, de Obras, da prefeitura de Ubatuba, além da FUNAI - Fundação Nacional do Indio, o 1" Encontro das Aldeias Guaranis em Ubatuba, na Aldeia Boa Vista no bairro do Prumirim.

Essa era uma reivindicação antiga das lideranças indígenas Guarani e através do apoio público e cultural dos orgãos envolvidos o evento agora se torna realidade.

O encontro acontece dias 6 (sexta-feira), 7 (sábado) e 8 (domingo) e reunirá aldeias vindas de vários estados e, ainda, do Paraguai. Serão cerca de 600 pessoas que debaterão sobre suas condições na saúde, na educação e nas conquistas de melhorias ao povo indígena junto aos órgãos de apoio.

Entre os temas de discussão estão também a questão da resistência da cultura indígena em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, os conflitos pelas terras demarcadas e o contexto social dos índios no Brasil globalizado.

Na abertura do evento, 6ª feira, estão programadas apresentações artísticas culturais, demonstrações da gastronomia indígena e rituais de boas vindas aos convidados. No sábado, serão realizados os debates e discussões relacionadas as questões indígenas e o acesso será restrito aos índios.

http://www.portalr3.com.br/2013/09/encontro-das-aldeias-guaranis-aconte…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.