VOLTAR

Encontro Científico no Parque dos Três Picos

O Diário de Teresópolis - http://odiariodeteresopolis.com.br
24 de Jul de 2010

O trabalho de pesquisadores em áreas como biodiversidade, educação ambiental e ecoturismo será tema de palestras no I Encontro Científico do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente do Estado (SEA). O encontro, que acontece nos dias 16 e 17 de setembro, na sede da unidade, em Cachoeiras de Macacu, já está com inscrições abertas.

Segundo os organizadores, a produção científica é um dos maiores aportes para o fortalecimento da existência de uma unidade de conservação. De acordo com eles, as pesquisas poderiam ser orientadas no sentido de servir de base para subsidiar a administração da unidade na avaliação e readequação das atividades ali desenvolvidas.

O Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio, com 58,7 mil hectares, e abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim, Nova Friburgo e Guapimirim. Com o maior índice de biodiversidade do estado, o parque reúne também cinco regiões hidrográficas, importantes para o abastecimento público de água. Suas trilhas e locais de escalada também se constituem num importante pólo de ecoturismo.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto. Os interessados podem baixar a ficha de inscrição e enviar para o e-mail encontrocientifico inea@gmail.com. Os pesquisadores também poderão publicar seus trabalhos nos anais do encontro ou apresentá-los por meio de pôsteres.

O Encontro será realizado na sede do Parque Estadual dos Três Picos, na Rodovia Rota 116, km 50. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-6207, das 9 às 18 horas, ou pelo e-mail encontrocientifico .inea@gmail.com.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=15108

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.