Agência Saúde-Brasília-DF
04 de Abr de 2006
Terminou na sexta-feira (31), em Rio Quente (GO), a 4a Conferência Nacional de Saúde Indígena, que reuniu mais de 1,2 mil participantes, dos quais 700 lideranças indígenas de praticamente todas as etnias, que debateram 543 propostas apresentadas pelas lideranças, como sugestões para que o governo aprimore sua política pública de saúde.
Ao final do evento, em sessão plenária, composta pelos delegados escolhidos pelos povos indígenas, profissionais de saúde, representantes do governo federal e autoridades de setores ligados à questão, foram votadas todas as propostas e as que obtiveram apoio da maioria serão reproduzidas em um relatório.
Sobre o tema, o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, declarou: "Juntamente com as lideranças indígenas, conseguimos fixar um marco histórico, que representa dignamente a atenção que o governo federal dedica às reivindicações dessa importante parcela da população brasileira".
A logística necessária para o sucesso do evento exigiu combinar transporte fluvial, por ônibus, trem e até avião. Alguns delegados indígenas viajaram até cinco dias para chegar a Rio Quente "Foi um evento muito bem organizado e que ofereceu as condições essenciais para que houvesse legitimidade no debate das propostas", afirmou Carmen Pankararu, presidente do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, uma das mais altas representantes dos povos indígenas.
Segundo a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Conselho Nacional de Saúde e coordenadora do Comitê Intersetorial da Saúde Indígena (CISI), Zilda Arns, em termos de atenção à saúde indígena no Brasil, "estamos melhores do que há quatro anos, mas temos um longo caminho pela frente". Segundo ela, "os resultados da 4ª Conferência vão praticamente obrigar o governo, qualquer que seja o titular na Presidência da República, a assumir uma postura de comprometimento com a saúde indígena".
Na próxima semana, depois de concluídos os trabalhos, a Funasa vai divulgar um balanço completo referente à organização, participação, resultados e gastos do encontro de Goiás. (Agência Saúde)
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.