VOLTAR

Enawenê-nawê recebem respostas às solicitações

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
25 de mar de 2011

Os índios Enawenê-nawê, que vieram em busca de melhorias no atendimento à saúde prestado à comunidade, vão levar boas notícias aos seus irmãos. Os representantes da etnia, que é atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, no pólo base de Brasnorte, estiveram com o secretário Antônio Alves e diretores da Sesai, nesta semana. Ontem(24), eles retornaram e receberam respostas às reivindicações. Os Enenawê.nawês pedem melhorias no posto de saúde que atende às aldeias da comunidade, principalmente reformas na estrutura do posto, mais veículos e medicamentos.

O diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), Fernando Rocha, fez garantias aos indígenas. "Dentro de sessenta dias vocês receberão um barco e um motor, adequado aos rios da região. Já compramos um veículo que será entregue a vocês nos próximos dias". Uma equipe responsável pelo saneamento também foi designada para acompanhar as necessidades dos Enawenê-nawê e das obras que serão realizadas no território.

Além disso, uma técnica sanitarista está no polo de Brasnorte e irá mapear todas as questões imediatas sobre falta de medicamentos, pessoal e combate a pragas. Outra garantia é o envio de kits e treinamento de mais Agentes Indígenas de Saúde (AIS), para que os Enenawê.nawês sejam atendidos durante os três meses do ano em que a etnia se divide por vários pontos do território para a construção de represas destinadas à pesca. Os peixes capturados são utilizados em um dos principais rituais do povo.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.