VOLTAR

Empresário terá fundo para a Amazônia

OESP, Negócios, p. N6
03 de Mai de 2010

Empresário terá fundo para a Amazônia
Costa cria empresa de investimentos verdes ao lado de Ricardo Semler, do grupo Semco

Longe da EcoSecurities, Pedro Moura Costa começou a se dedicar a um novo projeto. Há cerca de um mês, ele se juntou a um grupo que inclui nomes como Ricardo Semler, presidente do conselho do grupo Semco, João Paulo Capobianco, ex-secretário do Ministério do Meio Ambiente, Henri Philippe Reichstul, presidente do conselho da Brenco e ex-presidente da Petrobrás, e dois banqueiros de investimentos. A intenção do time é erguer um misto de fundo de participações em empresas, organização não-governamental e agência governamental para investir na Amazônia. "É um modelo híbrido de organização", diz Semler. "Não queremos ser uma grande ONG que convidou ganhadores de dinheiro para dar palpite."
Batizado de Guardiãm (escrito assim mesmo), o fundo foi organizado de tal modo que representantes de cada uma das três frentes terão igual representação na elaboração dos projetos. Parte do lucro gerado pelo braço de fundo de participações será investido em ações sem fins lucrativos. Assim, o retorno financeiro do fundo será abalado, mas a intenção é atrair investidores interessados em ganhos de imagem.
O grupo de fundadores planeja sair em um "road show" em outubro pelos Estados Unidos, Europa e Ásia a fim de apresentar o fundo a investidores. Entre os alvos estão grandes filantropos, fundos soberanos, fundações e investidores tradicionais, como bancos. A meta é investir R$ 5 bilhões nos próximos dez anos.
Entre os projetos a serem apresentados aos investidores estão a venda de óleo de dendê e a exportação de frutas e móveis de madeira certificada. Nesse novo tipo de organização, a principal tarefa de Costa será estabelecer uma ponte entre os especialistas na área ambiental e os gestores de recursos. "O Pedro é um idealista e está acostumado com as agruras do mundo do dinheiro", diz Semler. "Fazer uma oferta hostil pela própria empresa é um aprendizado importante." / M.C.

OESP, 03/05/2010, Negócios, p. N6

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100503/not_imp546044,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.