VOLTAR

Emissões de CO² subiram 7% no Brasil em 2013, primeira alta desde 2008

Valor Econômico - www.valor.com.br/brasil
19 de Nov de 2014

Emissões de CO² subiram 7% no Brasil em 2013, primeira alta desde 2008

Por Daniela Chiaretti | Valor

SÃO PAULO - As emissões brasileiras de gases-estufa aumentaram 7,8% em 2013 em relação ao ano anterior e bateram em 1,5 bilhão de toneladas de CO². É a primeira vez que as emissões brasileiras aumentam desde 2008.
"Este crescimento não é nada desprezível. Todos os setores da economia elevaram suas emissões em 2013", diz Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, uma rede de entidades da sociedade civil que estuda a mudança do clima no seu contexto brasileiro.
Os dados são estimativas anuais de emissões do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. O SEEG é uma ferramenta desenvolvida em 2013 para calcular anualmente as emissões brasileiras e identificar sua origem.
O aumento das emissões em 2013 representa uma reversão na tendência de queda que acontecia desde 2005, puxada pela redução nas taxas anuais de desmatamento. Em 2012, as emissões brasileiras chegaram a seu menor valor, com 1.454 bilhão de t CO² equivalente (medida que equipara ao CO² todos os outros gases-estufa).
O aumento de emissões de gases-estufa em 2013 foi puxado pelas mudanças de uso do solo - com o crescimento no desmate da Amazônia e do Cerrado - pela energia, em função do aumento do uso de termelétricas de fontes fósseis e consumo de gasolina e diesel.
O desmatamento da Amazônia e do Cerrado representa a maior parcela das emissões brasileiras (35%, segundo o SEEG) , mas as emissões de gases-estufa relacionadas à energia representam 30% do total brasileiro. A agropecuária respondeu por 27%, os processos industriais por 6%, e os resíduos por 3%.
O SEEG conseguiu identificar a origem, por estado, das emissões em 91% do volume total. Pará (11,2%) e Mato Grosso (9,4%) lideram o ranking dos Estados mais emissores de gases-estufa no País, seguidos por São Paulo (8,5%) e Minas Gerais (7,5%).
Os brasileiros, per capita, emitem 7,8 t CO². É o primeiro aumento de emissões por habitante desde 2004 (quando chegou a 16,4 t CO²/habitante, índice puxado pelas altas taxas de desmatamento da Amazônia). A economia brasileira também está mais carbonizada, segundo o SEEG.
Os dados do SEEG ficam disponíveis para consulta em plataforma online do sistema (www.seeg.eco.br) e são coordenados pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo. O trabalho envolve vários institutos e ONGs - IEMA, Imaflora, Imazon e Iclei.

Valor Econômico, 19/11/2014

http://www.valor.com.br/brasil/3784720/emissoes-de-co2-subiram-7-no-bra…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.