VOLTAR

Embrapa entrega sementes de milho para mais um povo indígena

Embrapa-Brasília-DF
24 de Ago de 2004

A Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Funai (Fundação Nacional do Índio) entregam nesta sexta-feira, 27 de agosto, sementes de mais uma variedade de milho indígena.

Desta vez, os beneficiados serão índios Bororos da região de Rondonópolis-MT. Eles receberão sementes do Avati Moroti, milho que tem o grão amarelo claro e produz uma farinha branca (daí o significado do nome - milho branco).

A entrega simbólica de 100 kg do Avati Moroti será feita pelos pesquisadores da Embrapa Ramiro Vilela de Andrade e Flavia França Teixeira e pelo indigenista Marcos Rufino, que trabalha no escritório da Funai de Rondonópolis.

O milho foi plantado no campo experimental da cidade norte-mineira de Nova Porteirinha, onde a Embrapa Milho e Sorgo conduz pesquisas. O local foi escolhido pela semelhança com as condições climáticas encontradas nas aldeias dos Bororos.

Outros 100 kg serão encaminhados posteriormente aos índios. Esse é mais um povo indígena que se beneficia com o trabalho de resgate de cultivares de milho que a Embrapa vem fazendo. No ano passado, o povo Xavante, que também habita o Mato Grosso, recebeu sementes da variedade de milho Nodzob

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.