VOLTAR

Embarcação Laboratório deve monitorar a qualidade da água em comunidades ribeirinhas da Amazônia

Amazônia - acritica.com
06 de Fev de 2013

Uma embarcação laboratório, projetada com base na realidade local, deve promover mais saúde e qualidade de vida para a população ribeirinha da Amazônia. O veículo foi dimensionado para monitorar a qualidade da água, principalmente, em comunidades do Amazonas, Amapá e Pará. O projeto será apresentado nesta quinta-feira (7), às 14h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), durante a Mostra de Projetos de Embarcações de Navegação Fluvial dos finalistas do curso de Tecnologia em Construção Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A apresentação é aberta ao público.

A Unidade Flutuante de Controle da Qualidade da Água (UFCQA) está sendo projetada pela UEA em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e possui todos os sistemas e requisitos necessários para atender às Normas da Autoridade Marítima, como camarotes, banheiros, cozinha, e outros compartimentos convenientes numa embarcação, além de três laboratórios para análise da qualidade da água.

Os estudos para a construção da embarcação estão sendo feitos pelo finalista do curso de Tecnologia em Construção Naval da UEA, José Esteves da Silva Neto. "A proposta partiu da Funasa e estou muito feliz em poder contribuir com o projeto desta embarcação laboratório que certamente vai promover mais ações na área da saúde, principalmente para a população ribeirinha", explica.

Além de José Esteves, outros 42 alunos também elaboraram em seus TCCs projetos de navegação fluvial, com base na realidade amazônica. "Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos tiveram que dimensionar desde as linhas do casco, compartimentos, até o melhor sistema de propulsão a ser utilizado pela embarcação", explica o coordenador pedagógico do curso, professor Alex Monteiro dos Santos .

Os TCCs foram elaborados individualmente pelos alunos e abrangem a produção de projetos envolvendo 10 tipos de embarcações: empurradores fluviais, passageiro/iate, passageiro e carga, balsa tanque, balsa de carga geral, balsa para carga sobre rodas, balsa graneleira, empurrador fluvial, ferry boat e, ainda, embarcação laboratório.

Sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Construção Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou em 2009, em caráter especial, no município de Novo Airão, cidade com forte tradição em construção de embarcações de madeira.

O tecnólogo em Construção Naval formado pela UEA estará apto a atuar na área da construção de embarcações, planejando e implementando projetos, produtos, técnicas e equipamentos. Além disso, também poderá atuar na melhoria da qualidade industrial, no planejamento e no controle da construção naval.

Para dar continuidade na formação de recursos humanos da área, a UEA inicia neste ano, a primeira turma do curso de Engenharia Naval, ofertado na Escola Superior de Tecnologia.

*Com informações da assessoria.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/manaus-amazonas-amazonia-uea-estuda…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.