VOLTAR

Embaixada da Suíça irá doar estufas para projeto na Flona do Tapajós, PA

G1 - http://g1.globo.com/
16 de Jul de 2014

O ministro da Embaixada da Suíça no Brasil, Jean-Pierre Reymond, e o professor da Universidade de Brasília (UnB), Floriano Pastore Jr., irão doar duas estufas ao projeto Suittex, para o desenvolvimento de um tecido emborrachado na comunidade Jamaracuá, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, em Belterra, Região Metropolitana de Santarém. Eles serão recebidos pela reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro, nesta quinta-feira (17). A universidade dá apoio ao projeto.

O projeto "Suittex - Tecido emborrachado da Amazônia" é desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Química do Instituto de Química da UnB, com apoio da Embaixada da Suíça no Brasil, do Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (Inea) e do Instituto de Biodiversidade e Floresta (Ibef) da Ufopa.

Atualmente, uma associação de artesãos da comunidade utiliza a borracha para a produção de artefatos. Em 2004, sob coordenação do professor Pastore Jr., eles foram treinados pelo Instituto de Química da UnB. Desde então produzem folhas de borracha e artesanatos, como colares, brincos e outros pequenos utensílios.

No entanto, os artesãos não contam com tecnologia para fazer tecido emborrachado, deixando assim de fabricar uma variedade maior de produtos.

O tecido poderá ser desenvolvido a partir de uma nova tecnologia que será adaptada às técnicas já adotadas na comunidade. Após receberem treinamento, os artesãos passarão a produzir as novas peças. A intenção é que seja constituída uma linha permanente de renda para os artesãos de Jamaraquá, tornando a produção mais robusta.

http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/07/embaixada-da-sui…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.