VOLTAR

Em RO, encontro debate criação de associação de mulheres indígenas

G1 - www.g1.globo.com
30 de Set de 2015

Cerca de 80 mulheres participaram, representando as 54 etnias do estado. Elas querem melhora na formação profissional dentro das aldeias.

Mulheres indígenas promoveram, na última segunda-feira (28), um encontro para debater a conquista de espaço delas na sociedade. A intenção foi discutir formas de atuarem em conjunto com os homens e também se tornarem líderes nas aldeias. O evento ocorreu na Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho.

Cerca de 80 índias, representando as 54 etnias do Estado de Rondônia, participaram do encontro. Entre os temas em debate estava a criação de uma associação que represente as mulheres indígenas rondonienses.

Para a índia Maria Leonice Tupani, essa é uma oportunidade de inserir as mulheres indígenas na sociedade, mudando a cultura de serem apenas donas de casa para se transformarem em profissionais e disputarem vagas no mercado de trabalho. "Nós também queremos estar na política, cursar faculdades, ser professoras. Não apenas ficar dentro das aldeias. Queremos ser reconhecidas e ajudar os homens na conquista de espaços", disse Maria.

A diretora de divisão sustentável dos povos indígenas, Valdenilda Massakata Karitiana, afirmou que o evento foi uma oportunidade para se debater a situação dos povos indígenas na sociedade brasileira.

"Nosso objetivo foi discutir políticas públicas e a criação da organização de mulheres indígenas. Também falamos sobre conflitos internos e externos, as leis que estão atingindo os povos indígenas e de que forma as mulheres podem ajudar a resolver essas questões", disse.

Durante o 1o Encontro de Mulheres Indígenas de Rondônia, foram formuladas reivindicações de melhorias para a vida das índias e necessidades dentro das aldeias, que posteriormente serão encaminhadas para entidades como Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Casa De Apoio à Saúde Indígena (Casai) e demais órgãos responsáveis pelos índios.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/09/em-ro-encontro-debate-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.