VOLTAR

Em quatro anos, 535 indígenas tiraram a própria vida

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
Autor: Sayonara Moreno
31 de Jul de 2023

Publicado em 31/07/2023 - 07:30 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, entre 2019 e 2022, 535 indígenas tiraram a própria vida. A maior parte, no estado do Amazonas, onde 208 suicídios foram registrados. Os dados estão no Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, lançado na última semana.

Para a psiquiatra e pesquisadora associada da Fiocruz, Jacyra Araújo, que estuda o tema da saúde mental indígena, o problema não é recente, mas comum em populações originárias do mundo todo. Ela destaca que as taxas de suicídio no Amazonas chamam atenção e que as possíveis causas não são fáceis de levantar. Mas a realidade de conflitos, na região, explica muita coisa.

É no Amazonas onde vivem os povos Yanomami. O presidente da Urihi, Associação Yanomami, Junior Yanomami, destaca a realidade violenta na região. Ele cita o caso de meninas que chegam ao adoecimento mental, após sucessivas violências contra seus corpos, como estupro, gravidez precoce, abuso e a exploração de invasores.

O Relatório do CIMI aponta, ainda, que somente no ano passado, foram registrados 115 suicídios de pessoas indígenas, em todo o país. Uma das organizadoras do documento, a antropóloga Lúcia Helena Rangel, cita a pobreza e os contextos de violência contra essas populações. No entanto, atribui grande parte do adoecimento mental indígena, ao racismo.

O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de 2021, mostra que a taxa de mortalidade por suicídio em indígenas é quatro vezes superior à da população não indígena.

O relatório do CIMI traz um alerta sobre a disseminação do álcool e outras drogas nos territórios indígenas. Segundo o documento, essa realidade é um mecanismo antigo dos colonizadores, para "controle dos indígenas, a fim de facilitar o livre acesso aos territórios e a prática de crimes". Por outro lado, provoca o adoecimento mental e deixa as populações mais vulneráveis às ideações suicidas.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2023…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.