VOLTAR

Em projeto de desenvolvimento, UEMS inicia curso para quilombolas

Dourados News - https://www.douradosnews.com.br/
08 de Set de 2021

Através do Projeto Estratégico de Desenvolvimento Social e Econômico das Microrregiões de Campo Grande, criado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), remanescentes de quilombola e moradores de Jaraguari participarão de um curso de capacitação para condutores de turismo. Serão cento e vinte horas de curso de extensão com o objetivo de capacitar moradores da comunidade e do entorno de Furnas do Dionísio para a condução, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos na comunidade.

O curso inicia no próximo sábado, dia 11 de setembro, já com a apresentação de conceitos básicos do Turismo. "Professores de diversos cursos da Universidade, como Turismo, Direito, Artes, Biologia, Geografia e Medicina irão oferecer conhecimentos sobre os processos de planejamento, organização e condução de grupos em atividades de turismo comunitário e ainda para que a própria comunidade possa fomentar o turismo local, preparando para oferecer serviços de receptivo de qualidade aos turistas", explica o professor Waldir Leonel, que irá ministrar a primeira aula, junto com a Turismóloga e Egressa do curso de Turismo de Campo Grande, Dra. Marta Regina Melo.

O curso foi criado pela coordenação do curso de Turismo da UEMS de Campo Grande e será um projeto de extensão com uma formação específica profissionalizante para monitor de turismo voltada para essa comunidade. "É uma grande satisfação ter a Universidade dentro dessa comunidade, uma vez que um dos nossos compromissos institucionais é promover o desenvolvimento principalmente de populações pouco assistidas. A Universidade possui essa característica inclusiva e esse projeto vai abrir espaço para que moradores dessas comunidades ingressem na Universidade, em seus cursos de graduação e pós-graduação. E nós temos certeza que a gente vem reafirmando nosso compromisso institucional de ir além dos muros da Universidade", comenta o coordenador do projeto e gerente da Unidade da UEMS de Campo Grande, professor Djanires Neto.

No lançamento do curso, a diretora de Turismo do Município de Jaraguari, Marinete dos Santos Martins, disse que o projeto desenvolvido pela Universidade é de grande valia para toda a comunidade. "Minha eterna gratidão pelo desenvolvimento do Turismo no município de Jaraguari e na comunidade de Furnas do Dionísio onde temos o maior potencial turístico do município", afirmou Marinete.

Acadêmicos de diversos cursos da UEMS de Campo Grande, Ivinhema e Coxim participarão do projeto que pretende desenvolver a receptividade respeitando as características culturais da comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio e Jaraguari. "Iniciamos neste sábado um Projeto que trará muitos benefícios pra a comunidade local de Jaraguari. A UEMS agradece ao prefeito e toda a equipe do município, com o apoio do Governo de MS e da bancada estadual e federal que nos ajuda a desenvolver esse projeto tão especial para a Universidade e para o município de Jaraguari", finaliza o Reitor Laércio Alves de Carvalho.

https://www.douradosnews.com.br/regiao/em-projeto-de-desenvolvimento-ue…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.