VOLTAR

Em Porto Velho, duas faculdades fazem vestibular que oferece 24 bolsas integrais a indígenas

Folha Nobre- http://folhanobre.com.br
17 de Jan de 2017

Estudantes indígenas já podem se inscrever para o exame de proficiência das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e Faculdade Metropolitana. As inscrições são gratuitas, começaram na última sexta-feira, 13, e terminam às 12h do dia 28 deste mês. As provas do vestibular indígena serão no dia 29 e o início das aulas está previsto para 6 de fevereiro.

Os candidatos disputarão 24 bolsas integrais em 12 cursos de graduação. A Fimca vai oferecer 9bolsas integrais, sendo uma para cada um dos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Serviço Social, Turismo e Zootecnia. Já a faculdade Metropolitana disponibilizará 15 bolsas, sendo cinco em cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Letras e Pedagogia.

Na inscrição, o estudante indígena deverá informar a 1ª e a 2ª opção de curso de graduação de seu interesse. No vestibular, os candidatos indígenas concorrerão somente entre si, com reserva de vagas, e precisarão atingir o índice mínimo de aprovação previsto nos editais. As bolsas serão ofertadas semestralmente ou anualmente, de acordo com o curso.

Os aprovados deverão apresentar na matrícula o registro administrativo de nascimento de indígena ou declaração da Funai. As bolsas integrais serão válidas por todo o período necessário para conclusão da graduação dos indígenas.

Convênio

A oferta de bolsas integrais a indígenas pelas faculdades Fimca e Metropolitana é resultado de um convênio das instituições de ensino e o Ministério Público Federal (MPF/RO), assinado em outubro do ano passado.

Em reunião realizada na última semana, o procurador da República Daniel Lobo ressaltou a importância de se ofertar cursos de ensino superior aos indígenas, pois são comunidades crescentes e precisam exercer seus direitos fundamentais sem deixar de preservar a cultura. Já o diretor administrativo e financeiro das faculdades, Mário Leonir Schwaab, destacou que esta é uma forma de as instituições de ensino efetivarem sua responsabilidade social.
O convênio prevê que no caso de inexistência ou insuficiência de alunos indígenas aprovados, haverá a prorrogação do convênio até que se atinja o total de bolsas ofertadas.

http://folhanobre.com.br/2017/01/17/em-porto-velho-duas-faculdades-faze…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.