VOLTAR

Em meio a confusão, produção agrícola indígena é debatida na Câmara

Radioagência Nacional radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Renata Martins
19 de Out de 2017

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados discutiu, nessa quarta-feira (18), a produção agrícola indígena. Do lado de fora, houve confusão com um grupo impedido de entrar.

A audiência pública foi convocada pelos deputados Nilson Leitão (PSDB-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC), da chamada bancada ruralista.

Participaram do debate lideranças indígenas, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ministério da Agricultura e da Embrapa. Para os parlamentares, é importante garantir a segurança alimentar e melhorar o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias.

Para José Ângelo, do povo Nambiquara, em Mato Grosso é preciso incentivo para a atividade agrícola nas terras indígenas.

A comissão aprovou a realização de um seminário sobre agricultura indígena em dezembro.

Para entidades como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a reunião tenta legitimar a proposta de legalização do arrendamento de terras indígenas, permitindo a exploração privada e o avanço do agronegócio nesses territórios.

Enquanto o debate ocorria nas dependências da Câmara, um grupo indígena foi impedido de entrar na Casa Legislativa para participar da audiência.

De acordo com a Câmara dos Deputados, 50 senhas foram distribuídas para ter acesso ao local, uma vez que o espaço é limitado. Ainda segundo a Câmara, o grupo recusou a proposta de fazer um rodízio e começou a arremessar pedras e paus, quebrando portas de vidro do Anexo III.

Segundo a Polícia Legislativa, o grupo também danificou carros que estavam no estacionamento. Para conter o grupo foi utilizado spray de pimenta e bombas de efeito moral.

Segundo o Cimi, os ruralistas disponibilizaram senhas de acesso apenas para apoiadores da proposta.

Dois índios foram detidos e conduzidos até a Delegacia da Câmara e liberados em seguida. Foi instaurado um Inquérito Policial, pela Polícia Legislativa, para apurar o dano praticado contra o patrimônio da Casa.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2017-10/em-meio-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.