VOLTAR

Em caráter de urgência, Forças Armadas resgatam criança na Terra Indígena Yanomami

Comando Militar da Amazônia - https://cma.eb.mil.br
19 de Fev de 2024

Boa Vista (RR) - O Comando Operacional Conjunto CATRIMANI realizou, na noite desta quinta-feira, 15 de fevereiro, o resgate de uma criança indígena de Surucucu para Boa Vista, em apoio logístico de assistência humanitária na Terra Indígena Yanomami.

A ação das Forças Armadas aconteceu em coordenação com o DSEI Yanomami, Distrito Sanitário Especial Indígena, que solicitou o apoio à menina indígena picada por uma cobra-coral. Acompanhada de seu responsável, o resgate da menina foi realizado por meio da Evacuação Aeromédica (EVAM) na aeronave HM-1 Pantera do 4o Batalhão de Aviação do Exército (4o BAvEx). Um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) acompanhou todo o resgate.

Essa é a segunda EVAM realizada no mês de fevereiro. No dia 7, foi feito o resgate de três crianças indígenas com malária, em uma exfiltração realizada com sucesso por uma aeronave HM-1 Pantera do 2o Batalhão de Aviação do Exército (2o BAvEx), presente na região para fortalecer a prontidão permanente da Aviação do Exército na TIY, em suporte aos povos originários.

A comunidade indígena fica a 270 quilômetros de distância em linha reta da capital, evidenciando a pronta resposta das Forças Armadas à emergência médica em áreas remotas e de difícil acesso.

Ao chegar na Base Aérea de Boa Vista, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transferiu as crianças para atendimento médico especializado.

Esses esforços conjuntos entre militares e organizações de saúde locais são fundamentais para enfrentar os desafios apresentados pelas comunidades indígenas isoladas da região.

https://cma.eb.mil.br/index.php/mais-noticias/em-carater-de-urgencia-fo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.