VOLTAR

Em busca de agenda positiva, Planalto fala em investimento de R$ 1,2 bilhão em terra indígena

O Antagonista - oantagonista.com.br
09 de Jan de 2024

Anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em coletiva nesta terça-feira, 9, após a reunião de Lula com ministros

O governo federal decidiu criar uma estrutura permanente no estado de Roraima dentro da terra indígena yanomami. O espaço denominado "Casa de Governo" será erguido e concentrará órgãos federais para proteção, segurança e ações estruturantes na região. O custo estimado pelo governo é de R$ 1,2 bilhão.

O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em coletiva nesta terça-feira, 9. A coletiva aconteceu após a reunião do presidente Lula com a equipe ministerial para tratar da crise yanomami.

"Teremos um espaço integrado, de governança do governo federal lá para que a gente possa responder de forma permanente. Já que as ações passarão a ser permanentes, você precisa de uma coordenação permanente no local para que essa ação cotidiana", disse Rui Costa.

A estrutura terá coordenação da Casa Civil.

Também de acordo com o ministro, ações emergenciais que eram conduzidas por outras pastas serão migradas e concentradas nesta estrutura. Entre elas estão as de controle do território e segurança pública.

"Vamos migrar de um conjunto de ações emergenciais [feitas em 2023] para ações estruturais em 2024. Isso inclusive na área de controle de território e segurança pública", afirmou o ministro Rui Costa. De acordo com a Casa Civil, isso significa que o cerco a invasores, ao garimpo ilegal que foi implementado em operações das Forças Armadas em 2023 será permanente a partir de 2024 e contará com novas infraestrutura e gerência.

Vão compor a estrutura da Casa de Governo órgãos como Funai, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal, Abin, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Educação.

https://oantagonista.com.br/brasil/governo-prepara-estrutura-de-r-12-bi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.