VOLTAR

Em Brasília, delegados reclamam retirada de intrusos da terra indígena

CCPY - Boletim Yanomami 14
24 de Mai de 2001

Liderenças Yanomami denunciam degradação feita por fazendeiros e a instalação de um núcleo de colonização nos limites de suas terras

Delegados yanomami se valeram da permanência em Brasília para reivindicar solução a problemas envolvendo pressões de não-índios sobre os limites e os recursos da terra indígena. No dia 16, cinco representantes yanomami estiverem reunidos em audiência com o ministro da Justiça, José Gregori. Acompanhados do presidente da Funai, Glênio Alvarez, e do servidor da administração regional de Boa Vista, Manuel Tavares, os delegados indígenas reivindicaram solução para a degradação promovida por fazendeiros que permanecem dentro da Terra Indígena Yanomami, na chamada região do Repartimento, no Ajarani.
Remanescentes das invasões anteriores à demarcação e homologação da terra indígena, ocorrida em 1992, dois fazendeiros permanecem dentro de seus limites, em flagrante desrespeito à Constituição, que garante aos índios o usufruto exclusivo de suas terras. Tal permanência, próxima a malocas indígenas nas margens da rodovia Perimetral Norte, tem provocado desestruturação de famílias yanomami, havendo vários registros de prostituição e alcoolismo, agravando uma situação que já perdura desde 1974, quando foi iniciada a construção da rodovia Perimetral Norte. Além disso, Alexandre Hawarixapopitheri informou ao ministro da Justiça que os invasores – que processam a Funai pela demarcação - estão avançando ainda mais área adentro, construindo novas benfeitorias, como pontes e vias de circulação.
Ao ministro, Davi Kopenawa reclamou também da instalação, pelo Incra, de um núcleo de colonização próximo ao limite leste da terra indígena, no Apiaú, região do município de Alto Alegre. Diante dos índios, o ministro disse que iria se informar melhor para verificar as providências possíveis.
No mesmo dia 16, Davi Kopenawa e Alexandre Hawarixapopitheri, acompanhados do representante da Comissão Pró-Yanomami, Carlo Zacquini, estiveram presentes a uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Aos parlamentares os dois representantes yanomami reafirmaram as denúncias de ameaças à integridade da Terra Indígena Yanomami apresentadas ao ministro da Justiça horas antes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.