VOLTAR

Em apenas dez minutos, a beleza do puxirão do Quilombo do Morro Seco, no Vale do Ribeira

Racismo Ambiental - http://racismoambiental.net.br
14 de jul de 2015

Em apenas dez minutos, a beleza do puxirão do Quilombo do Morro Seco, no Vale do Ribeira

Tania Pacheco - Combate Racismo Ambiental

No dia 28 de maio, republicamos notícia do ISA sobre a retomada do 'puxirão' pela comunidade quilombola do Morro Seco, em Iguape, Vale do Ribeira (SP). O mutirão tradicional havia sido abandonado há décadas, mas no seu renascimento reuniu também representantes dos quilombos Nhunguara, Pedro Cubas, São Pedro, Ivaporunduva e Piririca para a colheita do arroz, além de parceiros. Não faltaram, ainda, a roda de conversas, o almoço coletivo com alimentos produzidos pelas comunidades e, para comemorar, a festa.

A notícia original, com mais detalhes, foi escrita por Alexandre Kishimoto, com o título "Quilombolas do Vale do Ribeira retomam o tradicional mutirão da colheita de arroz". Basta clicar nele para lê-la. Hoje, porém, Alexandre nos enviou um documento precioso: um vídeo de 10 minutos, documentando as diversas fases do puxirão e alguns depoimentos, principalmente os de velhos quilombolas, desejosos de que a tradição que veio de seus avós seja mantida por seus filhos e netos. É esse vídeo que está disponível a seguir, com os nossos agradecimentos por podermos socializar essa beleza.

http://racismoambiental.net.br/2015/07/14/em-apenas-dez-minutos-a-belez…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.