VOLTAR

Em Alta

Folha de Boa Vista, Social, p. 9
28 de Out de 2014

Em Alta
Começa hoje e vai até dia 02 de novembro o II Encontro Binacional Yanomami Ye'kwana, que reúne lideranças dessas duas importantes etnias, tanto do Brasil quanto da Venezuela, no paradisíaco Lago Caracaranã - Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O mega evento é uma realização da Hutukara em parceria com ISA, Wataniba e Horonami, com o apoio da Fundação Rainforest Noruega (RFN), Cafod e Embaixada Real da Noruega (Brasília)

Encontro
Aliás, no II Encontro Binacional Yanomami Ye'kwana, cujo tema será "Komi yamakini urihi yama a noamai", haverá mais de 80 lideranças indígenas Yanomami e Ye"kuana, que estarão discutindo sobre os desafios dos povos da floresta, no Lago do Caracaranã.
Durante o evento, acontecerá o lançamento do livro Xapiri thëã oni. A publicação é da Hutukara e ISA, a qual fala sobre o xamanismo yanomami e traduz a riqueza da fala de seus xamãs em texto escrito.

Encontro II
Outro assunto importante que será tratado durante o II Encontro Binacional Yanomami Ye'kwana é, sem dúvida, a Expansão da rede de comunicação dos Yanomami por radiofonia. O projeto tem como meta ampliar número de comunidades que utilizam comunicação via fonia.
Atualmente fazem parte desta rede 17 comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami e mais a sede da HAY (Boa Vista). A intenção é aumentar esse numero para 87 comunidades.

Folha de Boa Vista, 28/10/2014, Social, p. 9

http://www.folhabv.com.br/novo/colunas-blogs/index/id/5/titulo/Social

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.