VOLTAR

Eletronorte compra equipamentos para ampliação da usina de Tucuruí

O Liberal-Belém-PA
11 de Jul de 2002

A Eletronorte assinou com a ABB, companhia mundial de energia e tecnologia de automação, um contrato no valor de R$ 22,9 milhões para fornecimento de um Sistema Digital de Proteção, Controle e Supervisão completo para as obras de "retrofit" e ampliação da subestação de Tucuruí, no rio Tocantins.

Os equipamentos e sistemas terão as funções de supervisionar, proteger e controlar a subestação tanto para as unidades geradoras e linhas existentes quanto para as novas unidades geradoras e linhas. O fornecimento começou em junho deste ano e se estenderá por quatro anos. As entregas de sistemas e equipamentos ocorrerão em paralelo às entregas das novas unidades geradoras que serão produzidas.

Esse contrato faz parte de um investimento maior do cliente. A Eletronorte está ampliando a capacidade da usina de Tucuruí e, para isso, está reformando e aumentando a capacidade da subestação local para comportar as novas configurações de geração e transmissão de energia. No dia 28 de junho, a concessionária realizou a descida do rotor da turbina no 13 da usina. Atualmente, as doze unidades de Tucuruí têm capacidade para gerar 4.275 megawatts de potência, o que lhe dá o título de maior usina genuinamente brasileira. Com a expansão, passará a acrescentar 4.0125 MW ao sistema interligado nacional.

O escopo do projeto de automação da subestação de Tucuruí é composto por sistema digital de supervisão e controle MicroScada; sistema digital de proteção de barras; terminais de proteção de linha; terminais de controle de bay; esquema de controle de emergência ; terminais de controle e proteção para serviços auxiliares; retrofit de painéis e cabos de proteção e controle da subestação; montagem dos painéis de proteção na subestação; montagem e fornecimento de fibras óticas para a subestação; medição de tarifação; sistema de oscilografia e qualidade de energia; ensaios de modelo a serem realizados em laboratório especializados Furnas; comissionamento, treinamento e supervisão de montagem.

A ABB é empresa líder global em energia e tecnologias de automação, voltada para o aprimoramento da performance de clientes dos setores industriais e de concessionárias, reduzindo seus impactos ambientais, e conta com cerca de 152 mil funcionários em mais de 100 países. No Brasil, tem oito fábricas, com cerca de sete mil funcionários.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.