VOLTAR

Eletrobrás comprará empresa no Peru

O Globo, Economia, p. 22
12 de Ago de 2009

Eletrobrás comprará empresa no Peru
Negócio é parte da estratégia de internacionalização da estatal

A Eletrobrás, holding do setor elétrico pretende iniciar sua internacionalização no Peru. O presidente da estatal, José Antônio Muniz Lopez, disse ontem que pretende investir na construção de pequenas centrais hidrelétricas no país vizinho, com capacidade entre 200 megawatts (MW) e 350 MW. O primeiro passo, de acordo com o executivo, será comprar uma empresa peruana, para ter condições de participar dos leilões de energia.

O próximo leilão de energia previsto no Peru será em setembro, e a Eletrobrás está tentando adiar a sua realização, a fim de ganhar tempo para se preparar. Os primeiros projetos em vista no Peru são de duas usinas hidrelétricas, uma de 200 megawatts (MW) e outra de 350 MW de capacidade.

- Eu quero entrar no leilão no Peru e, para isso, tenho que estar com uma empresa peruana - disse Muniz Lopes. - Estamos tentando que eles adiem um pouco o leilão porque temos que ter uma empresa peruana para entrar.

Para que a Eletrobrás tenha mais recursos para investir no Brasil e no exterior, segundo Muniz Lopes, o governo deveria retirar a estatal do cálculo do superávit primário (economia que o governo faz para pagamento de juros da dívida).

- Estamos tentando sensibilizar o governo que é importante que nós tenhamos tratamento similar ao da Petrobras. Temos condições de investir mais em projetos de interesse do Brasil, e hoje estamos limitados pelo superávit primário - disse Muniz Lopes.

(Ramona Ordoñez)

O Globo, 12/08/2009, Economia, p. 22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.