VOLTAR

Eles querem casa e espaço

A Crítica (AM) - http://www.acritica.com.br
Autor: Terezinha Patrícia
19 de Abr de 2010

Com um almoço à base de peixe, representantes de cinco etnias comemoraram, ontem, o Dia do Índio, na sede da Coordenação de Apoio aos Índios Cocama (Coiama), na rua Emílio Moreira, no bairro Praça 14, Zona Sul. Na programação, muita música, dança, mostra de artesanato, ritual de pajelança e reivindicações. Os índios querem uma política habitacional, mais espaço para mostrar a arte e que a Secretaria Estadual de Políticas Indígenas (Seind) ouça mais as lideranças, antes de distribuir os cargos.

Se o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida (MCMV) estabelecesse uma linha específica para financiamento de imóveis para a população indígena que reside em Manaus, o Amazonas seria um exemplo para o Brasil, diz Jair Trindade, 33, da etnia miranha. Mais de 20 mil indígenas moram na capital, muitos deles em áreas de risco, a exemplo dos sateré-maué que residem num terreno entre os conjuntos Hileia e Santos Dumont (Zona Centro-Oeste). Trindade lembra que 79 famílias retiradas de uma invasão na estrada Torquato Tapajós, em fevereiro ainda estão alojadas num prédio no Centro da cidade. Para evitar o êxodo de indígenas para a capital, o cacique cocama Sebastião Castilho, 48, diz que o Governo deveria oferecer mais assistência, principalmente à saúde e à educação.

Além de moradia precária, a população indígena que vive em Manaus enfrenta também o problema do subemprego e consequentemente a falta do amparo da Previdência Social. Eles atuam como flanelinhas e carregadores na Escadaria dos Remédios, entre outras ocupações. Poucos têm carteira assinada, lamenta a coordenadora geral da Coiama, Regina Bivar.

Seind

Criada no ano passado para atender proposta do movimento indígena, a Seind ainda necessita fazer algumas mudanças. A principal é com respeito aos cargos, que foram distribuídos sem uma consulta às lideranças, frisa Jair Trindade. A reportagem não conseguiu contato com a direção da secretaria.

http://www.acritica.com.br/content/not-detail.asp?materia_id=158739

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.