VOLTAR

Efeitos da seca: falta de combustíveis pode causar apagão em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Dia a Dia Notícia - https://diaadianoticia.com.br/
24 de Out de 2023

Efeitos da seca: falta de combustíveis pode causar apagão em São Gabriel da Cachoeira (AM)

24/10/2023

Com a forte seca que atinge todo o Amazonas, o município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros em linha reta de Manaus), e redondezas podem sofrer apagão devido à falta de combustíveis, que só tem capacidade para abastecer a cidade até este domingo (22).

Segundo o direto-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Marivelton Baré, a estiagem está impedindo que as balsas cheguem ao município e, não houve um planejamento adequado para evitar esse tipo de problema.

Atualmente, a cidade vive em um sistema de racionamento, por conta do baixo estoque de diesel.

"As comunidades e a cidade de São Gabriel da Cachoeira estão sofrendo. O planejamento que está sendo apresentado não é suficiente para garantir energia elétrica. O nível do rio está muito baixo e a navegação, por onde viria o combustível, não está acontecendo. O risco de apagão é iminente", afirmou Marivelton.

Serviços essenciais que funcionam na cidade estão sendo afetados pelo racionamento de energia. O Instituto Socioambiental (ISA) informou na última terça-feira (17), em um cartaz em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Praia, que houve uma mudança do horário de funcionamento por causa do racionamento. Assim também se encontram as escolas, que pela falta do abastecimento de energia e calor excessivo, precisaram diminuir os horários das aulas.

Em nota, a empresa Amazonas Energia afirmou que foi comunicada pelo produtor independente de energia VPFlexgen, responsável pela geração de energia elétrica, sobre as dificuldades de recebimento do combustível que abastece a usina termelétrica. Por conta disto, interrupções programadas estariam sendo feitas a partir de 00h dessa quinta-feira (19).

"O nível do rio está muito baixo, apesar dos nossos planejamentos, não esperávamos a proporção da seca que estamos vivendo hoje. Com o encalhamento da balsa, outra duas balsas de pequeno porte foram enviadas ao encontro para transportar o combustível até o município", afirmou o diretor técnico do interior e diretor de relações institucionais, Radyr Oliveira.

https://diaadianoticia.com.br/efeitos-da-seca-falta-de-combustiveis-pod…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.