VOLTAR

Educação participa hoje de atividade indígena em Palmeira dos Índios

ALAGOAS EM TEMPO REAL
09 de Out de 2007

A Gerência de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte participa nesta terça-feira, da I Assembléia Terra, Luta, Resistência e Liberdade. A atividade é uma iniciativa dos índios Xucuru Kariri e acontece até quarta-feira, na aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios.

De acordo a gerente de Educação Étnico Racial da Educação, professora Arísia Barros, o convite nasceu da parceria estabelecida com a representante do povo Xucuru Kariri. "Mantivemos um contato no dia que à Maninha Xucuru recebeu o troféu professora Laura Dantas, durante o Encontro Afro-Alagoano de Educação Mulheres Negras em Reflexo.

A gerência vai discutir, junto ao povo indígena, encaminhamentos para trabalhar a igualdade racial. O negro e
o indígena são parentes no processo de luta em prol da igualdade racial", assegura. Entre os assuntos a serem tratados na assembléia está a articulação e a mobilização para o fortalecimento da luta pela terra Xucuru Kariri; a experiência de outros povos na luta pela terra; espaços conquistados pela mulher na sociedade e o desafio de ser liderança feminina.

Às 10h, haverá uma celebração em memória de Maninha Xucuru. Às 14h, haverá um ato público em protesto ao
desrespeito para com o povo indígena defronte à Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.