VOLTAR

Educação Ambiental chega ao Paraíso

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br
Autor: Ana Paula Dantas
04 de Mai de 2010

A Matinta Perêra, personagem do lendário amazônico que protege a natureza contra caçadores e madeireiros predadores, ganhou reforço da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no Fórum das Matintas, realizado na Praia do Paraíso, no distrito de Mosqueiro, nos dias 1 e 2 de maio. O evento faz circuito itinerante de palestras, oficinas, mostra de filmes, exposições, shows e apresentações de grupos de teatro por todo o Estado.

O próximo Fórum das Matintas acontecerá no final de maio no município de Ponta de Pedras, no Marajó, novamente com a participação da equipe de Educação Ambiental da Sema.

Profissionais da Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplam), da Sema, participam do Fórum para realizar ciclo de palestras e oficinas para geração de consciência e educação ambiental às comunidades do Pará.

A técnica da Sema, pedagoga Graciete Santana, explicou em palestra do Fórum o processo de educação ambiental: "a educação ambiental é um ciclo, parte da percepção, vai para o conhecimento, compreensão, análise, mudança de comportamento e termina no compartilhamento, que recomeça o processo".

Socorro Brasil, também pedagoga integrante da equipe da Sema, esclareceu aos participantes como se deu o início da educação ambiental. "Depois da década de 60 houve um despertar da consciência ecológica no mundo. Daí veio a preocupação com a prevenção, base da educação ambiental".

No Brasil, a educação ambiental ganhou destaque após a Eco-92. A partir daí foi exigido um rigor maior com as causas ambientais e a questão ambiental passou a orientar o desenvolvimento sustentável.

A artesã Graziela Torres, moradora da ilha de Mosqueiro, assistiu às palestras e com as novas informações que obteve acrescentou mais conhecimento às atitudes ecológicas que já realizava. Com habilidade, ela utiliza diversos materiais descartados para confeccionar sua arte. "Aqui utilizo tudo. Madeira velha vira enfeite, arames se transformam em objetos de decoração e potes de margarina, cobertos por crochê, servem de porta talheres". Até o lacre das latinhas de refrigerante passam a ter nova utilidade. "Em vez de comprar prego, aproveito o anel das latinhas para fixar o objeto na parede. Além de econômico, é ecológico", conclui a artesã.

Ênfase também foi conferida a um dos grandes problemas do século XXI: o lixo. A falta de conscientização e conhecimento ambiental são as grandes responsáveis pelo descarte incorreto de plásticos, pontas de cigarro, garrafas pet e latinhas de bebidas no balneário.

Diante da impossibilidade de realizar, com excelência, a coleta seletiva, os educadores orientaram a reutilização e reciclagem de materiais. Nas oficinas, as técnicas da Sema ensinaram as crianças a reduzir o consumo de plástico e a reaproveitar os materiais que demoram a se decompor no meio ambiente. "Aprendi que uma lata de refrigerante pode virar um porta canetas. Agora vou tentar aproveitar tudo o que antes jogava fora", falou Diego, participante da oficina de desenhos.

As crianças também ajudaram a construir um painel com o tempo de decomposição de cada material, afixado na parede da barraca Maloca Beleza, na Praia do Paraíso, para orientar banhistas e turistas, no local.

Integrantes da banda Cassy e os Jonns e a DJ Lu Marley, convidados para o Fórum das Matintas, também se uniram ao projeto de conscientização ambiental. "Matinta é um ser das matas, que protege a natureza. Essa educação ambiental é mais do que oportuna neste evento", comentou a DJ.

http://www.sectam.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=5508

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.