VOLTAR

Educação

Jornal do Tocantins-Palmas- TO
19 de Abr de 2002

O caminho que leva os índios à escola ainda é cheio de obstáculos. O Programa de Educação Indígena da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) vem, desde 1991, atendendo à população índia nas unidades escolares das respectivas aldeias dos povos Xerente, Karajá, Javaé, Apinajé e Krahô, que vivem em áreas demarcadas e protegidas pelo Estado. Hoje são atendidos 2.771 alunos em 64 escolas indígenas, que oferecem o Ensino Fundamental. O mesmo não ocorre, porém, com o Ensino Médio, que tem de ser cursado nas escolas das cidades. É meta da Seduc implantar, gradativamente, o Ensino Médio nas aldeias tocantinenses.

O programa da Seduc trabalha a formação continuada de professores e alunos. Eles recebem material didático e orientações pedagógicas, através da equipe técnica da Seduc, para melhoria do ensino-aprendizagem, da pré-escola à 4ª série do Ensinoi Fundamental. O programa contempla ainda a formação em Magistério para os professores índios.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.