VOLTAR

Dunas do Cocó sob ameaça

O ECO - www.oeco.com.br
24 de Ago de 2009

No último dia 24 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou por ampla maioria o projeto de lei do vereador João Alfredo (Psol) que defendia a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Dunas do Cocó. Situado no coração da capital cearense, o parque homônimo protege uma das últimas áreas verdes da cidade. No final da semana passada, porém, a juíza da 5ª vara da Fazenda Pública, Maria Vilauba Fausto Lopes, decidiu atender o mandado de segurança impetrado pelo vereador Carlos Mesquita (PMDB) para derrubar a Arie.

Segundo reportagem do jornal local O Povo, Fausto Lopes afirma que a lei aprovada compete com o novo Plano Diretor de Fortaleza, em vigor desde fevereiro. Até que o mandado tenha julgamento final, o trâmite para transformar o projeto em determinação oficial está paralisado. Em 2008, O Eco esteve no parque e viu que a especulação imobiliária já entrou nos seus limites. A Arie, pelo menos, ajudava a proteger os manguezais, que agora voltam a correr riscos de extinção.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.