VOLTAR

Dsei/PE intensifica vacinação em Fulni-ô

Home Page da Funasa - http://www.funasa.gov.br/
19 de Mai de 2009

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Coordenação Regional de Pernambuco (Core/PE) realiza até o dia 31 de maio a segunda etapa de intensificação das ações de vacinação na comunidade indígena Fulni-ô, no município de Águas Belas/PE. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário indígena.

De acordo com o analista de saúde indígena do Dsei/PE, Antônio Fernando da Silva, "a intensificação das ações de vacinação tem o objetivo de atingir, de forma antecipada, as metas estabelecidas pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai), em função da especificidade cultural do povo Fulni-ô, que, durante três meses, a partir da primeira semana de setembro, recolhe-se para seu ritual anual, o Ouricuri".

O Dsei/PE, disponibilizou uma equipe de apoio para reforço ao trabalho de campo das duas Equipes Multidisciplinares de Saúde (EMSI) que trabalham diretamente junto à população Fulni-ô.

A enfermeira do Dsei/PE, Olindina Farias, disse que a equipe de apoio conta com um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um assistente social e um animador que realizam ações educativas e palestras nas escolas indígenas. "O trabalho educativo vai atingir pessoas de 10 a 59 anos, faixa etária onde há maior resistência à vacinação. Acreditamos que com todas essas ações iremos obter o mesmo resultado positivo da primeira etapa de intensificação ocorrida em março de 2009", concluiu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.